Enxerto Ósseo

Os implantes dentários é extremamente positivos para as pessoas que perderam um ou mais dentes, pois funcionam e têm a mesma aparência que um dente natural. No entanto, se a pessoa não tem uma região apropriada para recebê-los, uma das principais questões a ser considerada é a possibilidade de necessitar de um enxerto ósseo.

O desgaste dos ossos da boca é bastante comum em pessoas que perderam os dentes há algum tempo. Porém, o que antes inviabilizava a aplicação de tratamentos mais modernos e naturais, atualmente pode ser resolvido com o uso do enxerto.

Este procedimento cirúrgico consiste em retirar um fragmento do osso de um local adequado que pode ser, por exemplo, do próprio paciente, doados por outra pessoa ou vindos de outra espécie (xenógeno – osso liofilizado bovino – Genox ou Bioss), e implantá-lo no local que se quer fazer o reparo. Com ele, é possível ampliar a altura e a espessura do osso para que os parafusos sejam instalados com segurança, oferecendo melhor sustentação para o implante dentário.

O período de cicatrização e regeneração pode ser diferente para cada paciente, mas normalmente é de 4 a 6 meses. Depois disso, o paciente deverá consultar o cirurgião-dentista para que haja acompanhamento para o pré-implante, indicando se as condições estão favoráveis à continuação do tratamento. Para a regeneração óssea total e a liberação para realização do implante é de 06 a 12 meses.

Portanto, é importante lembrar que o processo de adaptação depende da extensão recuperada e das características do organismo da pessoa. Por isso, é sempre muito importante ter o acompanhamento do seu dentista, porque embora a cirurgia seja benéfica na maioria dos casos, algumas condições podem exigir avaliação se o tratamento é realmente a melhor opção. Entre elas estão:

– A existência de doenças periodontais, que devem ser tratadas antes do procedimento;

– Alguns casos de diabetes;

– Fumantes;

– Menores de 18 anos, que ainda podem ter a estrutura óssea reabilitada naturalmente.

A cirurgia de enxerto ósseo, apesar do paciente ter que tomar uma série de cuidados, é um procedimento muito mais simples do que as pessoas pensam. Além disso, é uma excelente alternativa para pacientes que tiveram alguma perda óssea, possibilitando que usufruam os benefícios de próteses mais naturais, duráveis e confortáveis, como os implantes dentários.

Posts Relacionados

A carga imediata é um procedimento que em apenas 72 horas (três dias), realiza-se a colocação dos implantes e a instalação de um prótese totalmente fixa e altamente estética. No entanto, é preciso uma avaliação bastante criteriosa e alguns exames de imagens para garantir um sorriso com total conforto, eficiência e segurança.