A mastigação é tão importante quanto aquilo que comemos, pois o ato de triturar a comida pelos dentes está diretamente ligado às funções digestivas do nosso organismo. Portanto, uma boa mastigação consequentemente resultará em um bom processo digestivo.
Porém, existem vários motivos que levam a uma mastigação incorreta: correria do dia a dia, estresse, problemas odontológicos, como má oclusão, mordida cruzada, sensibilidade, obturação desgastada e distúrbios na Articulação Temporomandibular (ATM).
E é claro que ao envolver os dentes, a língua e a cavidade bucal de uma forma geral, a mastigação certamente também influenciará na sua saúde bucal. Aqueles que não fazem a trituração dos alimentos de maneira correta poderão ter alguns problemas relacionados à saúde, como azia, gastrite, dores de cabeça e até da coluna.
Além disso, ter uma boa mastigação, beneficia o tônus muscular da boca e da língua, a saúde dos dentes e previne as alterações nas arcadas dentárias e os distúrbios da Articulação Temporomandibular (ATM).
Portanto, muitas vezes a pessoa que está realizando uma mastigação incorreta não percebe essa situação. Nesse caso, cabe o dentista orientá-lo a realizar a mastigação correta. No caso do paciente que tem a falta de um dos dentes, prejudicando sua mastigação, a indicação é um tratamento para correção.
Gostou do post e quer saber mais? Fale com a gente!!!